quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudantes da UFERSA apresentam o Minibaja

Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido apresentaram na tarde desta segunda-feira, 12, o protótipo do Minibaja, veículo automotor que participará da Competição Nacional de Ciência e Tecnologia, a SAE BRASIL 2012, entre os dias 25 e 29 de março, em Piracicaba-SP. A apresentação aconteceu no Hotel Garbos, com a presença da imprensa, além de estudantes, professores, e do vice-reitor da UFERSA, professor Francisco Praxedes.
Segundo o estudante Mário Jorge, capitão da equipe da UFERSA batizada de Cactus Baja, o objetivo do projeto é aplicar os conhecimentos da engenharia na construção de um produto que passe a ser vendido em massa. Responsável pela apresentação do veículo, ele explica que a SAE Brasil reunirá cerca de 70 universidades e 1500 alunos. O Minibaja tem capacidade de andar em terrenos acidentados, atendendo a todas as exigências da competição.
Entre as características do carro da UFERSA, apresentadas por Mário, está o motor monocilíndrico à gasolina, com 305 cilindradas e tração nas rodas traseiras, podendo chegar a uma velocidade de até 55 km. O carro, que pesa cerca de 180 kg, comporta um integrante e tem um tanque com capacidade máxima de 3,8 litros.
A satisfação em apresentar o protótipo não ficou apenas com os 19 estudantes da equipe da UFERSA. “Essa criança que nasce hoje [referindo-se ao Minibaja] vai servir para demonstrar a qualidade dos nossos estudantes e professores”, declarou o vice-reitor, professor Praxedes. Além de agradecer a todos os parceiros dessa iniciativa, o coordenador do projeto, professor Edson Nogueira, elogiou os trabalhos realizados pelos estudantes da UFERSA. “Se não fosse a dedicação dos nossos alunos, esse projeto não teria saído do papel”, disse.
O pró-reitor de graduação, professor Arimatea Matos, fala sobre o caráter interdisciplinar no projeto. “Trata-se de uma atividade de extensão, onde diversos cursos podem participar. Daí a importância desse trabalho”, opinou. Já o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Naturais, professor Francisco Odolberto, explica a aplicabilidade do veículo. “É um projeto de desenvolvimento tecnológico, que a nossa pesquisa aplicada vai aprimorando com o objetivo de melhorar continuamente o produto”, disse.
 
 

Nenhum comentário: