segunda-feira, 26 de março de 2012

Logística para grandes eventos no Brasil, na Europa e na África

Por Pequenas Empresas e Grandes Negócios
 
por Gilberto de Almeida
.Editora Globo
Antes que os times do Barcelona e do Milan possam entrar em campo para disputar um dos maiores clássicos do futebol europeu, uma série de providências precisa ser tomada. Para que uma data seja marcada, um complexo cruzamento de informações, que levam em conta as condições do clima, o tempo de viagem das equipes e os calendários de outros torneios, deve ser analisado. A tarefa ficou mais fácil, porém, graças a um software criado pela Visagio Engenharia de Gestão, empresa brasileira especializada em aperfeiçoar programas de logística e de distribuição.

Fundada em 2003 por cinco estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a empresa nasceu dentro da Coppe, a incubadora da instituição. “Desde os tempos na faculdade, ficou claro para nós que a maioria das consultorias de gestão estava limitada à teoria. Faltava o lado prático”, diz Eduardo Saggioro, 32 anos, sócio da empresa ao lado de Caio Fiuza (34 anos), Daniel Moreto (31), Leonardo Machado (32) e Renato Moulin (31). “Quando percebemos essa lacuna, iniciamos o desenvolvimento de produtos que efetivamente resolvem os contratempos dos clientes, baseados em informações e probabilidades matemáticas”, diz Saggioro.

A entrada da Visagio no mercado internacional aconteceu já em 2004, quando um dos sócios, que fazia mestrado na Itália, foi chamado pelo conglomerado de moda AEFFE (que congrega marcas como Moschino, Alberta Ferretti e Jean-Paul Gaultier) para desenvolver um software que organizasse o trabalho de mais de 500 fornecedores europeus. “Eles ganharam em agilidade, reduziram custos e minimizaram os riscos de perder o prazo e ficar fora dos grandes desfiles”, diz Saggioro.

O trabalho junto à AEFFE serviu de cartão de visita para a Visagio. Hoje, a empresa tem projetos implantados em 20 países nas áreas de moda, telecomunicações, mineração, agronegócios e petróleo. Atualmente, conta com 50 clientes ativos ¬¬— em 2011, o faturamento foi de R$ 30 milhões. No horizonte dos rapazes existe a perspectiva de crescer entre 30% e 40% ao ano até 2015, e o plano de abrir mais duas filiais: uma nos Estados Unidos e outra em território asiático.


VISAGIO
ONDE ESTÁ: a empresa, que tem entre os sócios Eduardo Saggioro (foto), emprega 220 funcionários em três escritórios — no Rio de Janeiro, em São Paulo e Londres
PARA ONDE VAI: tem projetos em 20 países, entre eles Argentina, Canadá, Moçambique, Austrália, Emirados Árabes, França e Itália

Nenhum comentário: