quarta-feira, 13 de junho de 2012

Expofruit 2012 será aberta hoje reunindo representantes de 26 países

Expofruit__aberturaConsiderada a vitrine da fruticultura da região, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) começa hoje, 13, a sua edição 2012. A programação do evento será realizada até sexta-feira, 15, das 18h às 22h, no Centro de Exposição e Eventos (Expocenter) de Mossoró. As atividades do evento englobam todos aqueles envolvidos na cadeia produtiva, desde o pequeno produtor rural até empresas multinacionais.

A estrutura da Feira, que chega à sua 16ª edição, conta com 300 estandes, dos quais 60% serão ocupados por empresas multinacionais e 40% por empresas nacionais e locais. Estão confirmadas as presenças de representantes de 26 países, dentre os quais a França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda e Estados Unidos da América (EUA), que pela primeira vez participa do evento.
Este ano, a Expofruit tem como tema "Ganhar é o único resultado quando se aposta na fruticultura", slogan que resume bem a essência do setor, que movimenta um montante de US$ 150 milhões/ano/safra, gerando 120 mil postos de trabalho diretos e indiretos na região.

Atualmente, a fruticultura irrigada tem como carro-chefe o melão, que representou 53% das exportações de frutas no ano passado, seguido pela manga, caju, mamão, banana, melancia e abacaxi, e tem gerado renda e benefícios sociais em suas respectivas áreas de abrangências.
Para se ter ideia, no decorrer dos últimos anos, somente o melão tem gerado 15 mil empregos diretos e 75 mil indiretos, com uma produção que a cada ano bate as expectativas, como, por exemplo, na safra 2011com um volume exportado de 200 mil toneladas e um faturamento de US$ 150 milhões.

Para potencializar esse leque de oportunidades, o Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex) aposta na realização anual da Feira. Nos três dias de programação da Expofruit, mais de 15 mil pessoas deverão circular pela Expocenter, segundo estimativas do diretor comercial do evento, João Manoel Silveira.
Paralelamente à Expofruit são realizados vários eventos ligados ao setor frutícola, como seminários científicos, minicursos, apresentação de artigos e projetos, clínicas tecnológicas, rodada de negócios nacional e internacional, central de negócios, workshop e Fórum Internacional da Fruticultura.
A Expofruit é realizada através de uma parceria entre a Coex, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).  

Programação cientÍfica foi iniciada na segunda-feira

Parceira do evento, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) iniciou, na última segunda-feira, 11, quatro dos oito minicursos que estão sendo oferecidos durante a programação científica da Expofruit. As capacitações estão acontecendo nas salas de projeção do Prédio Central, localizado no Campus Oeste da instituição.
Os minicursos iniciados foram os seguintes: "Boas Práticas e Segurança Alimentar", "A Cultura do Mamão", "Técnicas de Pós-Colheita" e "Cultivo de Maracujazeiro e da Goiabeira: Uma Alternativa para Pequenos Produtores".
Participam da programação estudantes, profissionais e a comunidade de modo geral. O público, por sua vez, abrange participantes de Mossoró e também de cidades e estados vizinhos. Exemplo disso é uma caravana de aproximadamente 35 estudantes do Curso Técnico de Agroindústria da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, localizada na cidade de Cascavel - CE.

Nenhum comentário: