terça-feira, 5 de junho de 2012

IAGRAM representa UFERSA em Workshop de Incubadoras

A Incubadora do Agronegócio de Mossoró, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, marcou presença no Workshop promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - ANPROTEC - e o SEBRAE Nacional, nesta segunda-feira, 4, em Brasília. Além da IAGRAM, representado pelo coordenador Giorgio Mendes, participaram 44 incubadoras de todas as regiões do Brasil. “Para nós da IAGRAM compartilhar experiências é de fundamental importância para estreitar as relações e com isso diminuir as diferenças regionais, além de proporcionar o crescimento e a consolidação do movimento de incubadoras no país”, disse.
O Workshop é mais uma ação prevista no Edital CERNE - Centro de Referência de Apoio a Novos Empreendimentos - para preparar as incubadoras que tiveram projetos aprovados. A IAGRAM/UFERSA e a incubadora do IFRN de Natal foram as duas incubadoras do Estado contempladas. Atualmente, o Brasil conta com algo em torno de 400 incubadoras de empresas.
O Workshop foi direcionado para os coordenadores e gestores das incubadoras da modalidade nucleadoras, com a proposta de integrar e compartilhar experiências tendo em vista a execução dos projetos previstos no Edital CERNE. Durante o Workshop, que contou com a presença do presidente nacional do SEBRAE, Carlos Alberto dos Santos, o gerente de atendimento do órgão, Enio Pinto, garantiu a continuidade dos projetos nos próximos quatro anos. Segundo Enio Pinto os recursos serão alocados e destinados exclusivamente para a implementação dos quatro níveis CERNE.
A presidente da Agencia Nacional Promotora de Empreendimentos Inovadores, ANPROTEC, Francilene Garcia, ressaltou a importância do CERNE para a promoção do desenvolvimento local e regional. O modelo de gestão CERNE, propostos para as incubadoras do país, adiantou Giorgio Mendes, da IAGRAM, em grande parte já vem sendo praticado pela Incubadora do Agronegócio de Mossoró, o que mostra que a incubadora da UFERSA vem trabalhando de forma correta, com compromisso e responsabilidade social.
“A exemplo do que já ocorre nas regiões sul e sudeste, é preciso que os órgãos de desenvolvimento municipal e estadual estejam engajados nesse processo”, frisa Giorgio Mendes, acrescentando que atualmente as incubadoras exercem importante papel de desenvolvimento ao promover a economia local e regional com a geração de emprego e renda.
 

Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: