quinta-feira, 14 de junho de 2012

UFERSA apresenta projetos de extensão da Expofruit 2012

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, uma das realizadoras da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, montou um stand para mostrar ao público visitante da Feira os principais projetos de extensão desenvolvido pela UFERSA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A Expofruit tem abertura oficial nesta quinta-feira, 14, prosseguindo até amanhã, sexta-feira, 15, no Expocenter, localizado nas dependências da UFERSA Mossoró. Mais de 300 stands compõem a exposição que esse ano conta com a participação de 26 países.
No stand da Universidade Federal Rural do Semi-Árido os visitantes vão conhecer o trabalho desenvolvido pela Incubadora de Agronegócio de Mossoró, a IAGRAM, que tem como missão promover a consolidação de empreendimentos do agronegócio por meio de inovações tecnológicas, técnicas de gestão, visando despertar o espírito empreendedor e o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a IAGRAM assiste 18 empresas.
A Vivenda’s Mudas e Plantas Ornamentais é uma das empresas incubadas pela IAGRAM que atua na produção de plantas ornamentais exóticas, além de realizar projetos paisagísticos e aluguel de plantas para a ornamentação de eventos. “A Vivenda’s foi incubada pela IAGRAM a menos de dois anos e hoje ocupa um lugar de destaque no mercado”, afirma o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes. O principal destaque da empresa é o cultivo da rosa do deserto (Adenium Obesum).
Os visitantes também vão encontrar no stand o projeto de extensão Minibaja desenvolvido por estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica da UFERSA. O Cactus Baja já participou de competição nacional em São Paulo. O minibaja é movido à gasolina e pode alcançar uma velocidade de até 60 km/h. O projeto conta com 19 estudantes, sob a coordenação do professor Alexandre Costa, e tendo como co-orientadores os professores Edson Nogueira, Natanael Takaeo e Rômulo Pierre.
A UFERSA Angicos trouxe para o stand o Calango Voador, projeto de extensão que possibilita aos universitários de Ciência e Tecnologia a produção de aeromodelos. Os aviõezinhos foram construídos com material reciclado, inclusive, com o motor e o controle remoto sendo reaproveitados. São 13 universitários envolvidos no projeto que é coordenado pelo professor, Márcio Furukava, mestre em Engenharia Mecânica.
A iniciativa do Calango Voador veio trazer para a prática os diversos conhecimentos adquiridos nos bancos da universidade, como por exemplo, variação de pressão, velocidade relativa, movimento circular, estabilidade, proporção, geometria, desenho, computação gráfica, seleção de materiais e tantos outros que compõem a grade curricular no curso BCT.


Nenhum comentário: