sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sebrae e IFRN lançam incubadora de cultura e artes

A incubadora ajudará a desenvolver negócios e projetos ligados à economia criativa. Além do lançamento, o Sebrae assina convênio para implantação de quatro incubadoras em campus da instituição de ensino no interior do Rio Grande do Norte.

Para estimular a criação e implantação de empresas com foco na economia criativa, o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) lançam na próxima quarta-feira (6) a Incubadora de Cultura e Artes, do campus Cidade Alta, em Natal. No evento, serão assinados convênios para implantação de mais quatro incubadoras no interior do estado. O lançamento ocorre no salão de eventos do Sebrae, a partir das 8h.

A incubadora atuará com foco em projetos e empresas que tenham a arte e a cultura como valor agregado aos seus produtos e serviços. De acordo com o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, a incubadora vai desenvolver negócios relacionados à cadeia produtiva da arte e a cultura regional e as empresas incubadas receberão capacitação em Gestão Empreendedora e Consultorias em Inovação e Tecnologia.

A iniciativa faz parte do Programa Sebrae de Incubadoras de Empresas, cujo objetivo é fomentar a criação de novas Incubadoras e, assim, contribuir para o fortalecimento de ações inovadoras e competitivas entre as micro e pequenas empresas. Isso porque as incubadoras estimulam o desenvolvimento de idéias, projetos ou micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves. As incubadoras servem para complementar a formação do empreendedor nas áreas tecnológica e gerencial, além de facilitar e agilizar o processo de inovação e sustentabilidade.

Além do lançamento, o Sebrae celebra convênios com o IFRN para implantar outras quatro incubadoras em campus da Instituição de Ensino Superior em Caicó, Pau dos Ferros, Ipanguaçu e João Câmara. Os arranjos produtivos locais (APL) da região do Seridó serão o foco da incubadora de Caicó, tendo como prioridade as atividades da indústria de confecções, bordados, pecuária e laticínios.

No Alto Oeste, a incubadora de Pau dos Ferros vai atuar junto aos negócios ligados aos setores de beneficiamento de leite e mel, ovinocaprinocultura e pecuária, enquanto a Incubadora de Ipanguaçu atenderá empresas que possam ser enquadradas no APL do Vale do Açu, englobando a agricultura irrigada, fruticultura, cerâmica e pecuária. Já no município de João Câmara, o foco serão as atividades da agropecuária, extrativismo, cajucultura e apicultura, que possam ser incorporadas pelos APL da Região do Mato Grande. 

Por SEBRAE-RN 

Nenhum comentário: