quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cadeias produtivas de Mossoró serão atendidas pelo ALI

Estudo preliminar definiu cinco cadeias produtivas que serão atendidas pelo programa, beneficiando os negócios inseridos nos setores de alimentação, confecção, petróleo e gás, construção civil e eletrometalmecânica
.
Sandra Monteiro
 

    ASN-RN
Sandra Murielly esclareceu dúvidas sobre o ALI

 O potencial registrado em cinco arranjos produtivos do setor da indústria na região de Mossoró será o foco de atuação do Programa de Agentes Locais da Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o CNPQ, apresentado na noite de terça-feira (3), no auditório do escritório regional do Sebrae no Oeste. Ao todo, 250 micro e pequenos negócios inseridos nos segmentos de alimentação, confecção, petróleo e gás, construção civil e eletrometalmecânica, em Mossoró, serão atendidas e terão a oportunidade de impulsionar o crescimento dos negócios por meio de processos inovadores.

Segundo a gestora do Programa ALI, Sandra Murielly, um estudo preliminar definiu a escolha pelas cinco cadeias produtivas, que são as mais abrangentes e representativas na região. “Precisamos acabar com essa imagem de que, para promover inovação, é necessário aplicar alta tecnologia, que custa caro. Em muitos negócios, uma simples inovação no processo de gestão pode levar a grandes mudanças nos resultados. Este programa trará muitos benefícios para os empresários”.

Durante a palestra de apresentação e sensibilização do ALI intitulada “Inovação como estratégia competitiva”, o consultor sênior do programa na região, Rafael Demétrius, alertou para a necessidade da aplicação de métodos inovadores para a manutenção do empreendimento no mercado competitivo. “Uma empresa ‘Gabriela – eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim’ está fadada ao insucesso. No mercado atual, marcado pela competitividade, as empresas precisam apostar em ações de inovação para avançar”, opina.

Após a adesão ao Programa, os agentes iniciam o agendamento de visitas e desenvolvem um diagnóstico empresarial. Com base neste material será aplicado o radar da inovação, e posteriormente as ferramentas que poderão ser utilizadas para promover as mudanças necessárias no negócio.

No interior do Estado, serão atendidos 500 negócios, abrangendo empreendimentos nas regiões de Mossoró, Vale do Açu e microrregião de Macau. Em todo o Rio Grande do Norte, a estimativa do Sebrae é atender 1,6 mil micro e pequenas empresas. Participaram da palestra o gerente do escritório regional do Oeste, João Vidal, gerente do Escritório Regional do Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Nilson Brasil, e empreendedores das diversas cadeias produtivas no segmento da indústria. 

Por SEBRAE RN

Nenhum comentário: