segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mossoró quer produzir as frutas para mercado americano

 

Entrar no mercado americano. Esse é o maior desafio dos produtores de fruta do Rio Grande do Norte anunciado pelo presidente do Comitê Executivo de Fruticultura – COEX, Segundo de Paula, durante o lançamento da 16º Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT 2012. O lançamento, realizado nesta quinta-feira, 29, no Auditório do SEBRAE Mossoró, reuniu além de produtores, autoridades municipais e estaduais. A EXPOFRUIT conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

 

Na ocasião, o COEX apresentou a campanha publicitária para divulgação da EXPOFRUIT 2012. Criada pela agência Armação Propaganda, as peças da campanha trazem o tema Ganhar é o único resultado quando se aposta na fruticultura, e é inspirada nos cassinos de Las Vegas com muita cor e brilho. “Mossoró produz a melhor fruta do mundo e a EXPOFRUIT é a maior feira de frutas do Brasil”, justificou o publicitário Jenner Tinôco, da Armação Propaganda. O foco da campanha é ampliar a exportação para os Estados Unidos.

 

Para a EXPOFRUIT 2012, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de junho, estão sendo esperadas 180 empresas e mais de 60 mil pessoas. Ao todo, serão 320 estandes com produtos e serviços nos mais variados ramos da cadeia produtiva de frutas. De acordo com o presidente do COEX, Segundo de Paula, a cada safra o setor gera divisas na ordem de R$ 180 milhões de dólares. “O melão continua sendo o carro chefe produzindo seis variedades”, frisou Segundo de Paula, acrescentando que 80% da produção é da região de Mossoró.

 

Com relação à edição da EXPOFRUIT 2012 os produtores estão otimistas com um crescimento superior a 30%. “A Feira é uma forma de apoiar e garantir aos produtores melhor comercialização, inclusive, com a exportação”. Segundo de Paula acredita ainda que a qualidade dos frutos produzidos na região é a garantia para a confiabilidade no sucesso da EXPOFRUIT. Ao congregar vários segmentos, “a feira de frutas de Mossoró é a melhor do país”, considerou o superintendente do SEBRAE, Zeca Melo. Uma das novidades, anunciou Zeca Melo, poderá ser o lançamento da aguardente de melão, como mais uma forma de agregar valor a fruta. As pesquisas nesse sentido já estão sendo finalizadas.

 

Para o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, o sucesso da EXPOFRUIT é graças a contribuição de vários atores que foram responsáveis e ainda são por escreverem a história da fruticultura no Estado. “Quero agradecer ao pioneirismo da MAISA, a Del Monte, a W.G Fruticultura, ao Grupo dos Japoneses, a antiga ESAM e hoje UFERSA, ao SEBRAE, a Prefeitura de Mossoró, ao COEX, enfim, a todos aqueles que direcionaram seu trabalho e o seu conhecimento em prol da fruticultura, em prol do negócio rural”, discursou o reitor Josivan Barbosa.


 Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: