quinta-feira, 12 de abril de 2012

Empreendedorismo Tropical

Quiosque do Saúde na Fruta em Natal, RN.
O tema é Frutas. As inscrições para o Desafio SEBRAE 2012 abrem hoje (11/04) ao meio-dia e os competidores são convidados a se aventurar no mercado virtual de derivados de frutas tropicais, o que Glenn Cunha – que participou das três últimas edições do Desafio – está fazendo na vida real.  Glenn inaugurou há duas semanas a Saúde na Fruta que é especializada em Shakes, Smoothies (vitaminas feitas com iogurte), e Saladas de frutas. “Sempre quis abrir um negócio. O jogo serviu para me encorajar”, afirmou o empresário que tem um quiosque num shopping de Natal – RN.

Nas duas primeiras participações no jogo, sua equipe, que tem ajudado a administrar a Saúde na Fruta, conseguiu chegar as finais no Desafio Nacional. Para ele, a experiência que adquiriu no jogo tem sido fundamental para o seu empreendimento. Glenn acredita que o jogo serve principalmente para desmistificar a ideia de que abrir um negócio é uma coisa muito difícil. Ele afirma que continuar usando as estratégias que usou nas empresas fictícias do software na versão verdadeira é uma dica de sucesso. “Se deu certo no jogo, por que não vai dar certo na vida real?”, sugere o jovem empreendedor.

Glenn pediu o dinheiro emprestado no banco em que trabalha para comprar a franquia de uma empresa paulista. Segundo o ex-aluno, no jogo, o primeiro trimestre do ano é fraco em vendas. Quando iniciou seu negócio percebeu que, na vida real, o mercado se comporta do mesmo modo. “A gente está usando as mesmas estratégias que usou no jogo”, conta ele, que já iniciou a Saúde na Fruta flexibilizando as formas de pagamento e oferecendo promoções. Ele e seu sócio, Allan Delon, aos 23 anos, já pretendem expandir os negócios para outros shoppings de Natal e de outras cidades no interior do estado até o final de 2013.

As inscrições para o Desafio SEBRAE 2012 estarão abertas do dia 11 de Abril até 18 de Maio. Equipes de no máximo cinco estudantes universitários de instituições públicas ou privadas terão a oportunidade de aprender a gerenciar o dia a dia de uma empresa virtual, concorrendo a iPads, bolsas de estudo, cursos de inovação e uma viagem internacional com tudo pago.  Não perca tempo e monte logo a sua equipe!

Nenhum comentário: