quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vídeo destaca potencial das energias renováveis no Brasil

Às vésperas da Rio+20, filme reúne depoimentos de especialistas no tema que questionam rumos da política energética do país

por Globo Rural On-line 
 
 
Divulgação/Projeto Agora
(Foto: Divulgação/Projeto Agora)
Às vésperas da Rio+ 20, encontro mundial que terá a geração de energia elétrica como um de seus focos e que pode estabelecer novos parâmetros mundiais de sustentabilidade, um novo filme pretende ampliar o debate sobre a questão da energia elétrica no Brasil.

Lançado pelo Projeto Agora, o vídeo reúne depoimentos de quatro especialistas em energia e sustentabilidade: o ex-ministro e pesquisador da Universidade de São Paulo José Goldemberg; Mário Veiga, da Academia Brasileira de Ciências; Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura; e Nivalde de Castro, do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os depoimentos destacam o potencial das energias renováveis – em especial a biomassa – para o aumento da oferta de energia elétrica no Brasil. Segundo eles, daqui em diante será preciso produzir cada vez mais energia poluindo cada vez menos o ambiente.

Os especialistas são unânimes em afirmar que hoje não existe uma política energética no Brasil. “Temos um problema de planejamento. O governo adotou uma política de preços, uma hipótese simplista. Os leilões como são feitos hoje embaralham as várias fontes de energia,” afirma José Goldemberg.

Para Adriano Pires, o atual modelo de leilões acaba inviabilizando muitos projetos que poderiam ser interessantes para o país. “Não é realista uma fonte de energia eólica competir com gás, com biomassa ou PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Não é realista fazer um leilão que mistura Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isso é o que a gente precisa discutir de maneira sensata”, diz Pires.

O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com mais de 45% de toda a energia utilizada no país, gerada a partir de fontes renováveis.

Nenhum comentário: