terça-feira, 17 de abril de 2012

Professor da UFERSA responde cartas no Globo Rural


Com a participação do Professor Doutor, Elton Lúcio de Araújo, do Departamento de Ciências Vegetais, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido mais uma vez será destaque em rede nacional no programa Globo Rural, da Tevê Globo. Essa é a quarta vez que o professor Elton é convidado para responder cartas dos telespectadores. A equipe do programa, comandada pela repórter Helen Martins, gravou nesta segunda-feira, 16, no município de Baraúna.
Durante as gravações, o professor Elton Araújo, esclareceu dúvidas sobre duas fruteiras: graviola e manga. Os telespectadores queriam informações de como combater pragas comuns existentes nos dois cultivos. A primeira carta, do município de Porto Ferreira, em São Paulo, a agricultura Beatriz Rocha, questiona a presença de pequenos insetos pretos com manchas brancas, na plantação de graviola, que estão prejudicando o desenvolvimento dos frutos na propriedade dela.
O professor Elton esclareceu que a praga é muito comum nas plantações de graviola e que pode ser facilmente controlada. “O soldadinho, como é popularmente conhecido o inseto, infesta as plantas sugando grande parte da seiva do vegetal, o que prejudica o desenvolvimento dos frutos já a partir das flores”, explicou o professor, acrescentando que “quando ocorre de forma mais intensa os frutos escurecem e caem”.
O problema, disse o professor, pode ser facilmente controlado com a aplicação de uma solução a base de detergente neutro e água, seguido por outra aplicação de óleo vegetal e água. “Esse procedimento, que deve ser aplicado em dias alternados, um dia o detergente, no outro o óleo vegetal, vai dificultar a respiração dos insetos levando-os a morte”, frisou.
Com relação ao cultivo de manga, o agricultor Agnaldo da Silveira, do município de Xique-Xique, na Bahia, quis saber como proteger as mangueiras da mosca da fruta. Na carta, ele explica que os frutos ficam infestados de larvas, impossibilitando o consumo.
Segundo o professor há três formas de controlar a praga. “Evitar frutos maduros na planta e no chão; capturar os insetos adultos com armadilhas e utilizar a isca tóxica”, apontou. Elton explicou que a mosca da fruta deposita os ovos no momento em que o fruto começa amadurecer. Ao se transformar em larva se alimenta da polpa da fruta, a tornando inviável para a comercialização e o consumo.
O professor orientou ao telespectador para não deixar frutas infectadas na planta e no solo. “Devemos enterrá-los numa profundidade de 50 centímetros”, orientou. Outra forma de combater a mosca da fruta é a utilização de armadilhas diminuindo a população de insetos adultos. A aplicação de isca tóxica pode ser também alternativa para o controle da praga. “O inseticida a ser utilizado de ser específico para o tipo de fruta”, ressalta. A solução deve ser dissolvida a base de proteína hidrolisada ou melaço de cana a 5%.


Por Portal UFERSA

Nenhum comentário: