segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasil consolida empreendedorismo

Por Agência Sebrae
 Para gerente de acesso à inovação é o momento de o país dar mais um salto de qualidade
Seminário de Incubadoras de Empresas segue até sexta-feira (28) no Rio Grande do Sul
Nos últimos cinco anos, mais de 500 mil novos negócios foram registrados no Brasil, sem contar a formalização de empreendedores individuais (EI), que somam mais de 1,2 milhão de registros em dois anos de existência. Os números demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país. No entanto, “precisamos de mais um salto de qualidade e isso passa pelo fortalecimento dos territórios”, opinou o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Ênio Pinto.
A palestra dele abriu a sessão plenária “A nova competitividade dos territórios”, nesta quarta-feira (26), durante o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS).
A economista da unidade de Análise Estrutural e Competitividade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Annalisa Primi, defende a necessidade de um diagnóstico para se definir a vocação dos territórios e uma visão integrada entre seus diferentes atores, como governos, acadêmicos, empresários e sociedade civil. “Para construir um modelo bem sucedido, não se pode subestimar a heterogeneidade, a grande variedade de potenciais inovadores e diversidade de estratégias”, assinalou Primi.
Para o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Carlos Filgueira Galvão, o Brasil tem apresentado taxas mais moderadas de crescimento, mas o processo tem sido qualitativo, com transferência de renda. Este é um diferencial importante quando se compara o desempenho nacional de países como China e Índia. “Superar as desigualdades ainda é o ponto central do nosso desenvolvimento, porque não se trata apenas de transferir recursos para os mais pobres. A inclusão é que pereniza o território, cujo espaço não se limita a um recorte físico”, ponderou.
O seminário, que segue até esta sexta-feira (28), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), está sendo realizado por iniciativa da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae.

Nenhum comentário: