sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Equipe da UFERSA vence Desafio Sebrae no RN


Os cinco universitários da equipe Run to Win alcançaram a nota 87,556 no acumulado de sete rodadas e levaram o título de vencedores da etapa estadual do Desafio Sebrae.
Cleonildo Mello

Marco Polo
Equipe Run to Win participa do Desafio pela segunda vez e representará o RN na final
Pela primeira vez uma equipe de estudantes de uma universidade fora da capital venceu o jogo virtual Desafio Sebrae. Cinco estudantes do curso de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró, uniram-se, montaram a equipe Run to Win e conquistaram o título de campeão estadual.
 A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de hoje (20), no Auditório do Sebrae-RN, em Natal. Os troféus foram entregues pelos diretores do Sebrae-RN, Lázaro Mangabeira (Operações) e João Hélio Cavalcanti (Superintendente em exercício). Os estudantes Antônio Jaem Estigarriga Menescal Neto, Bruno Dantas Laurindo Oliveira, Caio Felipe Sales de Oliveira Santos, Isaias da Silva Lima e Victor de Andrade Dantas também receberam vouchers para participação no Seminário Empretec, em Mossoró. A pró-reitora de Extensão e Cultura UFERSA, professora Ludmilla Carvalho de Oliveira, também recebeu o troféu pela instituição de ensino superior vencedora.
“Aprendemos que a palavra desistência não deve constar no dicionário de quem deseja vencer. Agora, vamos conversar e traçar as estratégias para irmos preparados e confiantes às próximas fases”, diz o líder da equipe Run To Win, Isaias da Silva Lima. Essa é a segunda vez que o grupo participa do Desafio Sebrae. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Benito Gama, que destacou a importância da integração entre academia e as empresas. "O empreendedorismo começa com o entusiasmo, nasce do individual, da vontade de vencer desafios e não apenas da técnica", afirma o secretário, que representou a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini.
O diretor superintendente do Sebrae-RN, em exercício, João Hélio Cavalcanti, destaca o fato da equipe vencedora ser de uma instituição do interior do Estado. “O fato de a equipe vencedora ter vindo de uma instituição de Mossoró comprova que o empreendedorismo não tem fronteiras. As equipes têm um nível excelente, o que torna o jogo cada vez mais competitivo”, avalia. Para o diretor de Operações do Sebrae-RN, Lázaro Mangabeira, o jogo serve para desenvolver características empreendedoras nos universitários e reforçar conhecimentos na área de gestão com um trabalho em equipe na tomada de decisões.
CONCORRÊNCIA
Os universitários alcançaram a nota 87,556 no acumulado de sete rodadas classificatórias. A equipe Run to Win viajará para Brasília para disputar a fase semifinal do jogo virtual, que será realizada entre 18 e 23 de novembro. Neste ano os estudantes tiveram como desafio a administração de uma indústria de bicicletas e, para vencer, era necessário gerenciar a empresa e tomar decisões norteadas pelo ambiente e tendências do mercado e concorrência.

Nesta edição do Desafio Sebrae, 1.706 estudantes potiguares se inscreveram no concurso. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a que teve o maior número de inscritos, 774 universitários, seguida da Universidade Potiguar (UnP), da qual participaram 356 alunos. Aproximadamente, 340 equipes iniciaram a competição, mas apenas dez chegaram à final estadual.

A equipe que obteve o segundo melhor desempenho foi Innovare, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia da Computação da UFRN, com uma nota de 85,607. Já a Equipe 19, composta por universitários dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da UFRN, conquistou a terceira posição com a nota 85,184.

Os vencedores no Rio Grande do Norte estão, automaticamente, classificados para disputar a fase semifinal, em que os pontos de todas as equipes vencedoras nos Estados serão zerados e novas rodadas do Desafio são feitas para definir oito equipes finalistas. Cada um dos participantes ganha um IPad e o grupo vencedor é premiado com uma viagem internacional a um centro de empreendedorismo


FONTE: http://www.rn.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário: