terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gincana estimula empreendedorismo entre estudantes

A atividade reuniu 500 estudantes, que tiveram de demonstrar conhecimentos em matemática financeira e empreendedorismo, além de uma ideia de negócio.

Sandra Monteiro


Fred Veras






 
Aliar ensino, diversão e visão empreendedora junto a estudantes de escolas públicas. Esse foi o principal resultado da Gincana Despertar de Empreendedorismo, que reuniu, durante uma semana, 500 alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Upanema, Serra do Mel e Mossoró. A proposta é oferecer uma experiência diferenciada, que estimula, ainda no ensino médio, o desenvolvimento de técnicas empreendedoras unidas ao trabalho realizado em coletividade.

Encerrada na sexta-feira (21), a atividade faz parte das ações do Projeto Despertar, desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com a Secretaria Estadual de educação. A gincana marcou o retorno das ações do projeto na região Oeste. Durante a competição, os estudantes tiveram a oportunidade praticar todas as teorias e o aprendizado relativos à iniciação empreendedora adquiridos em meio às aulas que recebem semanalmente através do Despertar.

Ao todo, 24 escolas da rede estadual participaram da ação, que teve início no dia 17. No encerramento da disputa, foi realizada uma tarefa social: recolhimento de brinquedos para doação ao Lar da Criança Pobre de Mossoró. As tarefas foram divididas em etapas, com perguntas de raciocínio lógico, matemática financeira e até conceitos mais elaborados relacionados ao empreendedorismo, além do desenvolvimento de uma ideia de negócio.

Apesar de apreensiva quanto às tarefas, a estudante Geciliane Russy, 17, que cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Freitas Nobre, em Mossoró, aprovou a gincana e as aulas do Despertar. “A gente aprende muita coisa que vai servir futuramente para a atividade que vamos desenvolver. Gosto dos assuntos que eu aprendo nas aulas do Projeto, e sei que vou precisar mais na frente”, confirma.

Para a professora Maria do Socorro de Oliveira, que participa do Projeto Despertar do Sebrae-RN desde 2006, além do aprendizado, as mudanças são percebidas também no comportamento dos alunos. “A auto-estima deles muda completamente. Eles ficam empolgados com as aulas de empreendedorismo, sabem que todos aqueles ensinamentos poderão servir para um futuro próximo. E isso é muito importante para o desenvolvimento deles como pessoas”, detalha a professora.

Diante dos resultados positivos apresentados ao longo da semana, a gestora do Despertar na Região Oeste, Agelda Feitosa, acredita que a Gincana Despertar de Empreendedorismo passe a integrar a grade de atividades do Projeto em todo o Estado. “Ficamos muito empolgados e satisfeitos com o resultado da I Gincana Despertar de Empreendedorismo. Percebemos que esta atividade é um mecanismo importante para o desenvolvimento das teorias aplicadas nas aulas, e a expectativa é de que a Gincana passe a ser desenvolvida em todo o Estado”, prevê. 

Nenhum comentário: