sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uso do computador no planejamento da produção de bovinos de corte

Apoiar o planejamento da produção de bovinos de corte, contribuindo para a tomada de decisão pelo produtor rural, é o principal objetivo do Invernada
Embrapa Informática Agropecuária 
 




Por isso, o tema do Prosa Rural desta semana é o “Uso do computador no planejamento da produção de bovinos de corte: o Invernada”, que conta com a participação dos pesquisadores Luís Gustavo Barioni, da Embrapa Informática Agropecuária e Sérgio Raposo, da Embrapa Gado de Corte.

No Invernada, o apoio à tomada de decisões se faz por meio de simulação e prognóstico de desempenho; comparação do efeito de mudanças gerenciais e adoção de tecnologias; e otimização de dietas. A tecnologia destaca-se pela agregação de modelos matemáticos que permitem simular diversos cenários para a produção, auxiliando nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, dinâmica de crescimento dos animais, entre outros.

O software incorpora uma série de bibliotecas de dados, modelos de processos biológicos e ferramentas auxiliares que permitem análises do sistema de produção. É um programa versátil, pois permite fazer análises complementares facilmente, possibilitando exportação de dados de outros softwares para planilhas eletrônicas. O sistema gratuito pode ser baixado pela internet, pelo endereço www.invernada.cnptia.embrapa.br.

Foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas (SP), em parceria com a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS) e Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF) e contou com apoio das empresas AgroSol e Bellman Nutrição Animal.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nenhum comentário: