terça-feira, 22 de novembro de 2011

Árvore agrega valor ao mel

          
Aproveitando o período natalino, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró encontrou mais uma forma de agregar valor para o mel produzido pelas duas empresas de apicultura incubadas pela IAGRAM. A confecção de árvores natalinas a partir de saches de mel. “A ideia é incrementar a renda dos apicultores nesse fim de ano”, justifica Giorgio Mendes, coordenador da IAGRAM, acrescentando que “as árvores natalinas, além de ser um produto original e criativo é uma excelente opção para se presentear nas confraternizações natalinas”, opinou. A Oficina conta com o apoio do SEBRAE.

“Já tivemos a oportunidade de participar de várias oficinas, mas essa é mais uma novidade que vai valorizar o mel que é um produto da nossa região”, afirmou Antônia Marinho dos Santos, da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Vila Ceará, em Serra do Mel. Há mais de 10 anos, Antônia dos Santos trabalha com apicultura. Ela acredita que a iniciativa é importante uma vez que a Associação já produz outros produtos à base de mel como xampus, sabonetes, esfoliantes, entre outros.

A técnica para a produção da arvore natalina com saches de mel foi repassada numa oficina para 20 mulheres ligadas a Cooperativa de Apicultores e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI e, a Associação dos Apicultores da Serra do Mel. A oficina teve como facilitadora a artesã Magda Oliveira de Sousa. “Está sendo gratificante pelo interesse demonstrado pelos participantes em aprender”, opinou Magda Sousa. Ela disse que muitas vão começar a comercializar as árvores na Festa do Caju que acontece nos dias 25 e 26 em Serra do mel.

“É o mel entrando na área do artesanato”, considerou Joana Dark Maria de Andrade. Ela disse que representa o Clube de Mães Maria das Neves Barbosa, da Vila Santa Catarina, em Serra do Mel. “Nossa meta é repassar o que estamos aprendendo aqui para as outras 60 sócias do clube de mães”, informou. Ela adiantou que a entidade já trabalha com crochê, bordados, pinturas em tecido e também com o beneficiamento de polpas de frutas. “Estamos valorizando o mel e o caju que são as principais fontes de renda em nosso município”, finalizou. 
                               

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/4615/%C3%81rvore%20agrega%20valor%20ao%20mel

Um comentário:

Marlene disse...

D. Antônia e a Associação prepararam várias árvores que eu presentiarei neste Natal, além de lindas, criativas, delicadas, o mel é orgânico e o artesanato é bem feito.
Recomendo o contato.
Os produtores e produtoras são gentis e atendem no prazo as encomendas.
Grande abraço aos meus novos amigos, Dona Antônia, seu Edson, seu Hélio e a boa comunidade de Serra do Mel.
Feliz Natal a todos!
Marlene - Natal/RN