sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Piauí sedia Congresso Nordestino de Apicultura

Temas como certificação do mel, cooperativismo e oportunidades para o setor com a Copa de 2014 devem ser debatidos no evento
Regina Xeyla
Moraes Neto
 Brasília - A segunda edição do Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, em Teresina (PI), irá debater temas práticos presentes no dia a dia dos apicultores brasileiros, como a questão da certificação e as mudanças climáticas. O Nordeste é uma das maiores regiões produtoras de mel do país. Este ano, a região já exportou 8.195 toneladas do produto mel, 42% do total de mel brasileiro enviado ao exterior em 2011. 

As discussões serão pautadas pelo tema Mudanças Climáticas e a Criação de Abelhas. “As constantes alterações no clima causam queda de produtividade. Precisamos debater alternativas para trabalhar com essa realidade. Será discutido, com linguagem simples, o papel do apicultor nesse contexto”, destacou o gerente de Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda. Também serão apresentadas as oportunidades de negócios para a apicultura no Nordeste com a Copa de 2014. 

No dia 1º acontece a palestra Marcos Regulatórios do Cooperativismo e da Economia Solidária, ministrada pelo coordenador da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Marcelo Mauad. No Piauí, cerca de 25 mil pequenos apicultores atuam no setor por meio de cooperativas. O mel produzido vem de flora 100% natural e conta com as certificações orgânica e de comércio justo. “Essas características têm representado aumento de 25% a 30% no preço do mel pago no mercado externo, chegando a US$ 3,40 o quilo”, afirma Francisco Holanda. 

O tema Certificações: Agregação de Valor e Demandas de Mercado também será tratado no primeiro dia do evento. Nos demais dias, estão na pauta assuntos como às estratégias de acesso a mercados interno e externo, redução da perda nos enxames no período de estiagem e Plano de Normalização da Cadeia Apícola. Ao todo, são mais de dez debates e realização de clínicas tecnológicas e rodada de negócios, que contará com empresas compradoras e ofertantes dos estados do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Além disso, deve ser realizado ainda a II Feira da Cadeia Apícola. 

No dia 30 de novembro, antes do congresso, acontece o Encontro Nacional da Rede Apis, projeto de Apicultura do Sebrae que tem o objetivo de promover uma atividade integrada e sustentável. Será feito um balanço dos avanços alcançados nos últimos anos. “Nosso foco está em trabalhar principalmente a formalização dos clientes dos nossos projetos do Agronegócio”, explica a coordenadora nacional da Apicultura no Sebrae, Fátima Lamar. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: