terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ministério das Comunicações aprova projeto da IAGRAM

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Incubadora do Agronegócio de Mossoró, tem projeto de inclusão digital aprovado pelo Ministério das Comunicações na ordem de R$ 188 mil. O projeto intitulado “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados” tem como objetivo apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar. O projeto tem como coordenador o prof. Marcos Fernando Machado Medeiros e como vice-coordenador o gerente da IAGRAM, Giorgio Mendes.

O projeto implementará ações para dar suporte a comercialização dos produtos com o uso das TICs, qualificar os empreendimentos e jovens das cidades assistidas pelas incubadoras da UFERSA, através da elaboração de programas e cursos direcionados à melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar, além de, assessorar, acompanhar e monitorar os empreendimentos incubados, transferindo tecnologia aos incubados durante o processo de incubação.

Segundo Marcos Fernando a iniciativa busca fortalecer a gestão e comercialização dos empreendimentos incubados das incubadoras da UFERSA. “Com as ações que serão desenvolvidas, ao final do projeto espera-se atender um número suficiente de empresas incubadas no que se refere a melhoria da gestão e comercialização, através da inserção de jovens do meio rural por meio de qualificação profissional realizada pelos cursos e treinamentos que serão oferecidos ” comentou Marcos Fernando.

Para o gerente da IAGRAM Giorgio Mendes, o resultado foi fruto do trabalho em equipe dos professores das incubadoras da UFERSA, IAGRAM e INEAGRO. Segundo Giorgio Mendes o projeto vai permitir a participação de estudantes nas atividades da incubadora tendo em vista que 40% dos recursos serão destinados para pagamento de bolsas de extensão. “ Para o pleno funcionamento da incubadora é necessário uma equipe comprometida, recursos disponíveis e sobretudo a participação de alunos para auxiliar os professores em suas atividades ” Finalizou Giorgio Mendes
 

Nenhum comentário: