Na busca por melhores condições de vida e trabalho, muitos jovens oriundos das zonas rurais seguem para áreas urbanas. Com essa migração, o ciclo de desenvolvimento rural é afetado. Entretanto, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró (Iagram) pretende mudar essa conjuntura social das comunidades rurais locais, capacitando mais de 500 jovens e os mantendo na localidade de origem através da atuação no processo de gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.
O gerente da Iagram, Giorgio Mendes, explica que o processo de capacitação será possível em virtude da recente aprovação de um projeto de inclusão digital para a juventude rural junto ao Ministério das Comunicações. Ele revela que o objetivo é apoiar a profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar, ampliando as capacidades da juventude no campo através das tecnologias da informação e comunicação direcionadas às melhorias na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar.
"O projeto consiste em capacitar com uso de tecnologias de suporte na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar os jovens filhos de agricultores, principalmente das famílias que integram as cooperativas incubadas pela Iagram. Dessa forma, esses jovens serão inseridos no processo da gestão do negócio da família. Além disso, manteremos esses jovens nas próprias comunidades de origem, evitando o chamado êxodo rural, que ocorre atualmente. Como também promoveremos o desenvolvimento das comunidades por meio da qualificação da população", ressalta o vice-coordenador do projeto e gerente da Iagram, Giórgio Mendes.
O projeto aprovado contará com volume de recursos na ordem de R$ 188 mil. O projeto implementará ações para dar suporte à comercialização dos produtos com o uso das tecnologias, qualificar os empreendimentos e jovens das cidades assistidas pelas incubadoras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
"Diretamente 536 pessoas serão beneficiadas e indiretamente o triplo desse número de pessoas ligadas à agricultura familiar será favorecido com o desenvolvimento das comunidades. Os jovens receberão orientações e acompanhamento na capacitação, com noções de mecanismos utilizados na gestão e comercialização da produção da agricultura familiar. Entre eles, planilhas, software e marketing na elaboração de sites", explica Giórgio Mendes.
A expectativa do vice-coordenador do projeto é de que em janeiro de 2012 as atividades de capacitação sejam iniciadas. "No início do próximo ano, o Ministério das Comunicações deve entrar em contato para definir alguns ajustes. Em seguida, pretendemos começar as atividades", enfatiza.
Fonte: http://omossoroense.com.br/cotidiano/11191-iagram-realiza-projeto-que-capacitara-500-jovens-da-cadeia-produtiva-da-agricultura-familiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário