quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UFERSA debate uso de águas para aquicultura


Estabelecer diretrizes ao uso das águas públicas no semiárido potiguar para aquicultura. Com esse objetivo a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove na próxima sexta-feira, 11, debate para discutir o Uso de Águas Públicas para a Aquicultura no Semiárido: Desafios e Perspectivas. As discussão vão acontecer durante todo o dia no Auditório do CTARN, Campus Leste da UFERSA Mossoró, sendo aberta a toda comunidade universitária e demais profissionais interessados no tema.

Entre os palestrantes convidados estão: o secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Felipe Matias e, o Superintendente de Outorga e Regulação da ANA, Dr. Francisco Lopes Viana da Agência Nacional de Águas – ANA. Ambos, vão falar sobre “Acertos e Equívocos do Uso das Águas Públicas para a Aquicultura”.

Na seqüência, os professores da UFERSA Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água – Limnoaqua, da UFERSA e, Rodrigo Costa, vice-chefe do Departamento de Ciências Animais da UFERSA, e o professor da UFRN, Dr. José Luiz Attayde, vão apresentar as atividades de pesquisa e extensão que as duas instituições estão desenvolvendo nos reservatórios do semiárido potiguar.

Após o intervalo para o almoço, os trabalhos darão continuidade no turno da tarde, com abordagens técnicas sobre as experiências e perspectivas do uso de águas públicas para a aquicultura, tendo como palestrantes o Coordenadore do Centro de Pesquisa em Aquicultura de Pentecostes – DNOCS, Pedro Eymard Mesquita e, o Coordenador de Células Rurais da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura do ceará – SEPACE, Osvaldo Segundo das Costa Filho. O evento contará ainda com a participação do Reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa e do Deputado, Carlos Alberto de Sousa Rosado.

O coordenador do curso de Ecologia da UFERSA, professor Gustavo Gonzaga, ressalta a importância das discussões que vão proporcionar um entendimento maior sobre a instalação de unidades produtivas para o cultivo de peixes em tanques rede em águas públicas no semiárido do Rio Grande do Norte. O debate está sendo organizado pelos professores da UFERSA, Ivanilson de Souza Maia, Virgínia Cavalari e Júnior Bessa

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/4557/UFERSA%20debate%20uso%20de%20%C3%A1guas%20para%20aquicultura.

Nenhum comentário: